quinta-feira, 19 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO

CONCEITO - A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se Encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine.


ANÁLISE

Debate Teórico: Émile Durkheim Vs Pierre Bourdieu


FUNÇÃO DA EDUCAÇÃO

Para Durkheim ( Homogeneizar, Socializar o homem)

“Na realidade, esse ser social não nasce com o homem, não se apresenta na constituição
humana primitiva, como também não resulta de nenhum de espontâneo. Espontaneamente, o homem não se submeteria à autoridade política; não respeitaria a disciplina moral, não se devotaria, não se sacrificaria. Nada há em nossa natureza congênita que nos predisponha a tornar-nos, necessariamente, servidores de divindades ou de emblemas simbólicos da sociedade, que nos leve a render-lhes culto, a nos privarmos em seu proveito ou em sua honra. ”

Para Bourdieu (Reprodução de desigualdades)

A educação, na teoria de Bourdieu, perde o papel que lhe fora atribuído de instância transformadora e democratizadora das sociedades e passa a ser vista como uma das principais instituições por meio da qual se mantêm e se legitimam os privilégios sociais (NOGUEIRA, P.3, 2002)

PAPEL DA ESCOLA, DESENVOLVIMENTO
Local de socialização de indivíduos através da aquisição de conhecimentos, costumes e cultura das gerações anteriores

A escola teria, assim, um papel ativo – ao definir seu currículo, seus métodos de ensino e suas formas de avaliação – no processo social de reprodução das desigualdades sociais.

“Bourdieu teve o mérito de formular, a partir dos anos 60, uma resposta original, abrangente e bem fundamentada, teórica e empiricamente, para o problema das desigualdades escolares. Essa resposta tornou-se um marco na história, não apenas da Sociologia da Educação, mas do pensamento e da prática educacional em todo o mundo. Até meados do século XX, predominava nas Ciências Sociais e mesmo no senso-comum uma visão extremamente otimista, de inspiração funcionalista, que atribuía à escolarização um papel central no duplo processo de superação do atraso econômico, do autoritarismo e dos privilégios adscritos, associados às sociedades tradicionais, e de construção de uma nova sociedade, justa (meritocrática), moderna (centrada na razão e nos conhecimentos científicos) e democrática (fundamentada na autonomia individual). Supunha-se que por meio da escola pública e gratuita seria resolvido o problema do acesso à educação e, assim, garantida, em princípio, a igualdade de oportunidades entre todos os
Cidadãos.” (NOGUEIRA, P.3, 2002)


Formas de Transmissão

Informal, assistemática ou Difusa - É a que acontece na vida diária pelo aprendizado das tarefas normais de cada grupo social, pela observação do comportamento dos mais velhos. É realizada em qualquer plano, sem local ou hora determinada. Todas as pessoas, todos os grupos, toda a sociedade participam dessa forma de educação. Geralmente ocorrem fora dos espaços escolares.

Educação Sistemática ou formal - A educação formal é uma maneira seletiva de educação, já que, dentro da cultura, os elementos essenciais para serem transmitidos são selecionados por pessoas especializadas. Esse tido de educação ocorre com certo ordenamento e geralmente em espaços escolares, seguindo um currículo planejado utilizando-se de diversos métodos didáticos.


Referências:


Émile Durkheim, Educação e sociologia, trad. Lourenço Filho, Edições Melhoramentos, São Paulo, 4ª ed., 1955, pp. 25.56.
Nogueira, Cláudio Marques et Nogueira, MAria Alice.,Educação & Sociedade, ano XXIII, no 78, Abril/2002
OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo , Atica. 2003

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