quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Karl Marx (1818-1883)




Por: Jesus Marmanillo Pereira

Karl Heinrich Marx (1818-1883), filósofo, economista e militante revolucionário alemão. Fundador do comunismo científico, grande educador e guia do proletariado mundial, inspirador e organizador da I Internacional ("Associação Internacional dos Trabalhadores"). Marx nasceu a 5 de maio de 1818 em Trévers, Alemanha. Seu pai era advogado. Depois do liceu cursado na cidade natal, Marx prosseguiu os estudos na Universidade de Bonn, e mais tarde, na de Berlim, onde ingressou no grupo 'hegelianos de esquerda" de tendência revolucionária.
Em 1842 exerceu a função de chefe de redação da "Gazeta do Reno, órgão da burguesia radical" da Renânia. Em junho de 1843, Marx casou-se com Jenny de Wastfália, sua amiga de infância e em fins de outubro de 1843 fixaram residência em Paris, onde ele fundou, com Arnold Ruge, os "Anais franco-alemães". Em setembro de 1844, deu-se o encontro de Marx e Engels em Paris, encontro que foi o início de sua luta comum pela causa operária.

Karl Marx

No ano seguinte, expulso da França, radicando-se em Bruxelas e participando de organizações clandestinas de operários e exilados. Ao mesmo tempo em que na França estourou a revolução, em 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicaram o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista. Voltou para Paris, mas assumiu logo a chefia do Novo Jornal Renano em colônia, primeiro jornal diário francamente socialista. Depois da derrota de todos os movimentos revolucionários na Europa e o fechamento do jornal, cujos redatores foram denunciados e processados, Marx foi para Paris e daí expulso, para Londres, onde fixou residência. Em Londres, dedicou-se a vastos estudos econômicos e históricos, sendo freqüentador assíduo da sala de leituras do British Museum. Escrevia artigos para jornais norte-americanos, sobre política exterior, mas sua situação material esteve sempre muito precária. Foi generosamente ajudado por Engels, que vivia em Manchester em boas condições financeiras.

Contribuições Sociológicas de Karl Marx


Análise do regime capitalista de produção não se restringe às relações econômicas, se bem que pareça iniciar-se nesse ponto. Marx apanha os fenômenos como fenômenos sociais totais, nos quais sobressaem o econômico e o político, como as duas manifestações combinadas e mais importantes das relações entre pessoas, grupos e classes sociais. (Ianni,1979)
Sociologia Ilustrada
Não há dúvida de que a principal contribuição de Karl Marx para Sociologia repousa sobre o método de abordagem chamado materialismo histórico.  É importante dizer que o materialismo de Marx surgiu como uma forma de resposta ao idealismo de Hegel, significando portanto uma ruptura de perspectiva. Segundo L.A. Tckeskiss (1936) O materialismo, em geral, se contrapunha ao idealismo; pois enquanto o primeiro estava preocupado com as necessidades e condições materiais da vida (alimento,moradia, saúde etc..)que nos permitem viver, o segundo viés compreendia a vida, o corpo e a matéria como manifestação do pensamento e da cognição.  Um trecho do livro " A ideologia Alemã" que resume bem a ideia é o seguinte:
O modo pelo qual os homens produzem seus meios de vida depende, antes de tudo, da própria constituição dos meios de vida já encontrados e que eles têm de reproduzir. Esse modo de produção não deve ser considerado meramente sob o aspecto de ser a reprodução da existência física dos indivíduos (Marx e Engels, 2007,  p.87)   
Grosso modo trata-se de uma perspectiva de análise que considera as formas como diferentes modos de produção se desenvolveram ao longo de diferentes períodos da História. Para tanto considera fundamental compreender a infra- estrutura e super estrutura social vigente no caso analisado.

Por Infra-estrutura, Marx entende a estrutura econômica, formada das relações de produção

Por superestrutura, considera dois níveis: primeiramente a estrutura jurídico- política, formadas por normas e leis que correspondem a sistematização das relações já existentes. Por superestrutura considera a estrutura ideológica (filosofia, arte, religião).

Friedrich Engels, um parceiro fundamental 


 Friedrich Engels nasceu em 1820, no seio de uma família de industriais da fiação da região alemã da Renânia, mais precisamente na cidade de WuppertalTal como Marx, também estudou filosofia e freqüentou os círculos hegelianos de esquerda. Foi colaborador de periódicos da esquerda alemã e em 1842 partiu para a Inglaterra para cuidar das empresas da família, nesse mesmo ano teve contato com Marx na sede do jornal "A Gazeta Renana "e em 1844 teve um segundo encontro com Marx, quando iniciaram uma importante parceria que resultou em diversas obras como "A Ideologia Alemã" e o "Manifesto do Partido Comunista", por exemplo.


Sugestão de filme para reforçar a explicação!
Além de grandes intelectuais, Karl Marx e Friedrich Engels também eram críticos em relação às grandes desigualdades sociais existentes entre a classe trabalhadora e os grandes capitalistas donos das indústrias. Parte dessa crítica pode ser observada mais detalhadamente em livros como " A situação da classe operária (trabalhadora) na Inglaterra" de Friedrich Engels, e no "Manifesto do partido comunista" escrito pelos dois autores.

Manifesto do partido comunista (A Importância da Sociologia para a compreensão da História)

Quando Marx e Engels iniciam a explicação sobre a relação entre Burgueses e Proletários, como a principais classes sociais  que dão base ao sistema capitalista, ele começa sua explicação materialista pela seguinte frase: A história de todas as sociedade até hoje existentes é a história da luta de classes.(MARX, ENGELS, 2002, p.40), ou seja, ele nos dá a dica de que nas interpretações de quaisquer revoluções, protestos, guerras a relação de conflito entre as classes é o verdadeiro motor da História.

 Os fatos históricos surgem das relações entre classes, cuja análise é objeto de estudo da sociologia. Nesse sentido convém pergunta: Teria ocorrido revolução francesa sem o descontentamento com o terceiro estado em relação aos privilégios da nobreza e clero ? O que seria da conjuração mineira sem a mobilização de uma elite que se voltou contra a coroa portuguesa, por conta da tributação de ouro ?  Será que são os fatos ou as relações entre  as pessoas que movimentam a história ?





Sugestão de Filmes para compreender o contexto 






Referências :
LAKATOs,Eva Maria. Sciologia Geral, São Paulo. Atlas 1985
MARX, Karl: Sociologia. Octávio Ianni (org.). Coleção Grandes Cientistas Sociais. São Paulo, Ática
www.culturabrasil.pro.br/zip/marx.pdf

Nenhum comentário: