quinta-feira, 30 de setembro de 2010

VII Jornada Maranhense de Sociologia

Nesta última terça feira, 28 de setembro de 2010, inicou-se na Universidade Federal do Maranhão - especificamente no Centro de Ciências Humanas - a VII Jornada Maranhese de Sociologia.
Nesse primeiro dia foi possível assistir a conferência do professor André Luiz Marenco dos Santos¹ cujo título era: Topografia do Brasil profundo: partidos, cargos e políticas nos municípios brasileiros.

Entre outras coisas, esse professor problematizou autores clássicos como Raimundo Faoro e Victor Nunes Leal e, através de um robusto banco de dados, demonstrou a importância de relativizar alguns conceitos e termos que explicitam a relação de interdepência entre poder central e local assim como possíveis relações entre urbanização e continuidade de determinadas legendas no poder.

No segundo dia da VII Jornada Maranhense de Sociologia iniciaram-se, pela parte da tarde, as exposições de painéis com resultados de pesquisas de alunos de graduação e Pós-graduação das Universidades Federal e Estadual do Maranhão (UFMA e UEMA).




Às 14:00 horas iniciou-se a 1° mesa redonda, Política,Cultura e Educação coordenada pela Prof.ª. Dra. Eliana Tavares dos Reis² e composta pelos professores , Ernesto Seidl ³,Igor Gastal Grill[4] e a doutorando Mariângela Bairros [5]. Já às 18:00 horas deu-se inicio a mesa redonda, Questões Étnicas e Políticas Públicas coordenada pelo Professor Dr. Álvaro Roberto Pires [6] e composta pelos professores Paulo Sérgio da Costa Neves [7]e Carlos Benedito Rodrigues da Silva [8].

Com o auditório B do centro de Ciências Humanas lotado, pode-se presenciar nessas duas mesas redondas, a exposição de pesquisas sobre escolarização e recrutamento de agente em movimentos sociais, problematizações sobre termos como oligarquia, sobre conceitos e categorias utilizadas nos estudos étnicos, construção dos porta vozes autorizados a levantar bandeiras da democracia e cultura entre outros..


No dia 30 de setembro, na mesa chamada Instituições e Representação Política, coordenada pela Prof.ª Dra. Arleth Santos Borges[9] e composta pelos professores doutores Carlos Augusto da Silva Souza[10],Maria Izabel Noll¹¹ e Roberto Ribeiro Correa,¹² Foram abordados temas como a representatividade política em tempos de democracia e descentralização, um banco de dado sobre a geopolítica de quatro partidos no Estado do Pará, uma geografia eleitoral que buscava expor padrões de competição poítica nesse mesmo estado e um estudo sobre a dinamica politica na camara de vereadores de São Luís.


No último dia da Jornada, na mesa Economia Popular, Mercado e Identidade Cultural , coordenda pelo Paulo Keller¹³ e composta pelos professores Jacob Carlos Lima[14] e Raquel Noronha[15]. Nesse mesa foram expostas pesquisas relacionadas à cooperativas que atuam na perspectiva da economia solidária e também sobre o designer e a construção de produtos com identidade local.


Houve ainda a conferência de encerramento com a palestra entitulada " Os economistas analisam ou produzem a economia ? Os economistas rurais e o mercado após a 2° guerra mundial" proferida pela professora Marie-France Garcia [16]e coordenada pelo professor Marcelo Domingos Sampaio Carneiro[17] .Nessa conferência foi abordada o contexto de automização e produção da economia rural na França no período pós II guerra.


Após as palestras ocorreu o lançamento da 13° edição da Revista Pós Ciências Sociais e do Museu Virtual da Memória Afro-Brasileira e Africana do Maranhão, com a presença do Reitor Natalino Salgado do professores Sérgio Figuereido Ferreti[18], Horácio Antunes de Sant'Ana Júnior[19], Marie France Garcia,Igor Gastal Grill e o coordenador do Mestrado de Ciências Sociais, professor Marcelo Domingos Sampaio Carneiro.


_____________________________

1Doutor em Ciência Política pela UFRGS (2000), professor adjunto 4 e coordenador do PPG em Ciência Política da UFRGS (2004-2006), integrando a linha de pesquisa Partidos, Eleições e Instituições Políticas Comparadas, com trabalhos sobre recrutamento legislativo, carreiras políticas e competição eleitoral. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Ciência PolíticaAssociação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (2005-2006) e coordenador do Fórum Nacional de Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (2004-2006 e 2006-2008).

2 professora e pesquisadora do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Ciência Política e Sociologia Política.

3 professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e é membro do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFS. Coordena o Laboratório de Estudos do Poder e da Política (LEPP) e também integra o Grupo de Pesquisa em Ciências Sociais da América Latina (CISOAL), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É coeditor da Revista TOMO.

4Professor Adjunto III da Universidade Federal do Maranhão. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFMA e é o Editor da Revista Pós Ciências Sociais. Trabalha em pesquisas que examinam os processos, condicionantes e lógicas de seleção de elites.

5Professora da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutoranda em Educação na UFRGS (2005), integra o Núcleo de Políticas e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da UFRGS, desenvolvendo pesquisa sobre o trabalho docente na rede pública face a propostas de mudanças institucionais.

6 professor adjunto 4 da Universidade Federal do Maranhão, lotado no Depto. de Sociologia e Antropologia e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Têm experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.É membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB), e membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFMA. Ex-Diretor do Depto. de Pós-Graduação (DPG) pertencente a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPPG) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) durante o período de 2005 a 2007, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFMA - gestão 2009/2011. Investigador do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP)

7 professor associado da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, cidadania, segurança pública, relações raciais e movimentos sociais.

8professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, do Departamento de Sociologia e Antroplogia da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Populações Afro-Brasileiras, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade cultural, relações étnico-raciais, e ação afirmativa. É Presidente do Centro de Estudos do Caribe no Brasil e Coordenador Geral da Associação Maranhense de Pesquisas Afro-Brasileiras.

9 Professora Adjunta do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão, onde trabalha desde 1991 desenvolvendo atividades de ensino e pesquisa relacionadas aos seguintes temas: poder legislativo; representação, partidos e eleições no Maranhão; movimentos sociais, direitos humanos e teoria política.

10 Possui mestrado e doutorado em Ciencia Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do RJ/TEC., atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, geografia eleitoral, representação territorial, partidos políticos, competição política e eleições, desenvolvimento da amazônia e urbanização na Amazônia.

11Coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS. Tem trabalhos na área de Ciência Política, com ênfase em Estudos Eleitorais e Partidos Políticos, atuando principalmente nos seguintes temas: partidos políticos, democracia, eleições, poder legislativo e elites.

12 Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Pará. Dedica-se a pesquisas nas seguintes áreas: estudos eleitorais e partidários, gestão governamental, concepção de indicadores sociais, elaboração, análise e avaliação de projetos sociais e econômicos. Desenho de amostra e pesquisa de survey.
13 Professor Adjunto I do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Lider do Grupo de Estudos e Pesquisas "Trabalho e Sociedade" do PPGCS/UFMA onde atua na Linha de Pesquisa: Relações de Produção e Ação Coletiva.

14 Pós-doutorado no Department of Urban Studies and Development do Massachussetts Institute of Technology (EUA-2001). Foi professor da Universidade Federal da Paraíba(1982-2004) e atualmente é Professor Titular no Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos.

15 Professora assistente do Departamento de Desenho e Tecnologia da Universiade Federal do Maranhão, onde coordena a Especialização em Design Gráfico e o projeto Iconografias do Maranhão.

16 Instituto Nacional de Pesquisas Agronômicas e. Centro de Sociologia Européia – PARIS - FR

17
Atualmente é professor adjunto 3 da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, Sociologia Econômica, Sociologia do Trabalho e Sociologia do Meio Ambiente.
18 Professor Emérito da Universidade Federal do Maranhão tendo sido Coordenador da Graduação em Ciências Sociais e dos Mestrados em Políticas Públicas e em Ciências Socias. Áreas preferenciais de pesquisa e orientação: religiôes afro-brasileiras, tambor de mina, Casa das Minas, cultura popular, tambor de crioula e sincretismo
19Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc); professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidades e Ecossistemas e líder do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA), registrado do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

2 comentários:

Anônimo disse...

bela cobertura, parabéns! =P

ass; Raissa

Tenda da Adoração disse...

adorei a jornada... e a cobertura feita pelo nosso amigo Jesus ta muito boa mesmo :)

Ass: Camila Lago