sábado, 28 de agosto de 2010

Cronograma de aula- SD


Apostilas de Sociologia

Segue um link com uma apostilas do Colegio Pinheiro, adaptadas de um material didático de conteúdo livre da Secretaria Municipal do Paraná. O Conteúdo sobre os Clássicos na apostila do 1° ano e sobre Movimentos Sociais na do 3° ano, parecem bem interessantes.

1° ano
3° ano

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Conteúdo de Sociologia no Ensino Médio

1° Ano (Links)

1 Sociologia e antecendentes históricos
2 Auguste Comte
3 Émile Durkheim
4 Max Weber
5 Karl Marx
6 Processos Sociais
7 Grupos Sociais

2° Ano (Links)

1 Status e Papel Social
2 Estratificação Social
3 Mudança Social
4 O Controle Social


3°Ano (Links)

1 As instituições Sociais
2 Sociedade e Individuo
3 Pobreza e Desenvolvimento
4 Educação
5 Movimentos Sociais


Sugestões Bibliográficas:

LAKATOS, Eva Maria. Sociologia Geral. São Paulo.1985

OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo , Atica. 2001

Reinaldo Dias - Introdução a Sociologia



Exercicíos de Sociologia

PAES 2011

Questões dos PAES 2011 da UEMA


PAES 2008
1) questão

Cerca de 5.000 anos depois de alcançar a Europa o Homo sapiens [...] protagonizou uma revolução criativa e desenvolveu conceitos de família, religião e convivência social. Mais uma vez a humanidade sofreu com os rigores do clima e com a escassez de comida, mas a adaptação às dificuldades resultou num salto à frente. O europeu primitivo, também chamado de homem de Cro-Magnon, passou a enterrar seus mortos com rituais e com objetos que usavam em vida. Pela primeira vez essas sociedades sentiram a necessidade de estabelecer regras – era preciso definir quem pertencia à família e com quem se compartilhavam os alimentos, quais objetos eram de uso coletivo e quais eram privados.

VIEIRA, Vanessa; LIMA, Roberta de Abreu. Como nossa espécie quase desapareceu. In: Veja, ed. 2059, São Paulo: Abril Cultural, ano 41, nº18, 7 de maio, 2008, p.151.

A partir dessa informação, pode-se definir instituições sociais como sendo um

a) conjunto de pessoas ligadas entre si por vínculos permanentes, é uma entidade abstrata.

b) agrupamento de pessoas que seguem os mesmos estímulos; é espontâneo, amorfo e o contato social variado.

c) conjunto de regras e procedimentos reconhecido e sancionado pela sociedade.

d) conjunto ordenado de partes encadeadas que formam um todo; é o aspecto estático da organização social.

e) conjunto de comportamentos típicos de um grupo social que reproduz um estilo de vida próprio de cada sociedade.

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2) questão

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resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica etc.
MARTINS, Carlos B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982. Coleção Primeiros Passos.

Do texto, depreende-se que

a) a Sociologia surge para resolver os problemas advindos com as grandes revoluções ocorridas no século XVIII e manter o status quo da classe dominante.

b) os temas tratados pela Sociologia voltam-se para a solução de conflitos de classe e visam à transformação do status quo da classe dominante no capitalismo.

c) a sociedade industrial coloca questões como a organização do trabalho, as inovações tecnológicas e o conflito de classes, objetos de estudo da Sociologia funcionalista.

d) o pensamento sociológico volta-se, de maneira divergente, para a análise do social como problema fruto da situação vivida no contexto do século XVIII.

e) as conseqüências sociais decorrentes das grandes revoluções ocorridas no século XVIII no mundo europeu são analisadas unilateralmente pela Sociologia.
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PASES 2010
1) questão
A violência é uma das principais questões da sociedade moderna, [....] Elas estão na discriminação racial, nas diferenças entre as classes sociais, na fragmentação do trabalhador, nos preconceitos políticos, na separação dos sexos, e assim por diante [...]
MARQUES, Edmilson. A base da violência. In: Sociologia Especial. São Paulo: Escala, 2009. p. 21.
Com base na citação acima, identifique em qual das opções estão presentes as características de fato social como objeto de estudo da Sociologia, segundo Émile Durkheim.

a) Exterioridade, coercitividade, objetividade e generalidade.

b) Coercitividade, solidariedade, conflito e objetividade.

c) Objetividade, individualidade, generalidade e exterioridade.

d) Generalidade, conflito, individualidade e coercitividade.

e) Exterioridade, solidariedade, objetividade e generalidade.

2) questão
A institucionalização do vestibular como forma de acesso ao ensino superior público é configurada como uma prática democrática balizada no mérito. De acordo com essa afirmação, o vestibular é um processo social do tipo:

a) Assimilação

b) Conflito

c) Competição

d) Adaptação

e) Acomodação


Link => (gabarito das questões)

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Simulado de Sociologia


Teste seus conhecimentos através desse simulado online de Sociologia. o resultado sai na hora.

clique no link -> Simulado de Sociologia


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PROVAS BIMESTRAIS


Colégio Liceu Maranhense
Disciplina: Sociologia
Professor: 2010
Aluno Data / /


Avaliação 3° ano

1 (UEM-Ver-2009) No que se refere às instituições sociais, assinale o que for correto.

01) A linguagem é uma instituição fundamental da sociedade, expressando e estabelecendo símbolos compartilhados.

02) A grande maioria das sociedades não possui regras que regulamentam as relações sexuais e a procriação de filhos; no entanto, onde elas existem, são praticamente as mesmas.

04) Para a maioria dos indivíduos, a família aparece como a primeira instituição social, já que, para eles, ela é considerada o fundamento básico das sociedades.

08) As instituições sociais podem ser consideradas formas sancionadas de papéis, padrões e relações, cujo objetivo é satisfazer necessidades sociais básicas.

16) O Estado supervisiona apenas os aspectos exteriores da vida social; portanto, não pode ser definido como uma instituição social.

EXPLICAÇÃO:

Embora satisfaça necessidades e ocorra através das relações sociais, a linguagem representa muito mais os códigos de uma instituição do que propriamente uma instituição autônoma. Isto porque não é possível aferir à linguagem valores e comportamentos da mesma forma que ocorrem em outras instituições, como por exemplo, a solidariedade na instituição familiar, a compaixão na instituição religiosa, o empreendedorismo nas instituições econômicas. Com essa interpretação eliminamos a alternativa 01.

A alternativa 02 além de ser generalizante é bastante imprecisa.

Apesar de afirmar corretamente que a família é uma primeira instituição social, a alternativa 04 peca por basear-se apenas na opinião da maioria dos indivíduos.

A alternativa 08 é a que melhor apresenta uma definição de instituição social
A alternativa 16 é equivocada por, além retirar do Estado a definição de instituição social ainda o descaracteriza quanto as suas funções


2 (CESPE-UNB,2009 ) Assinale a opção correta a respeito de instituição social.

A É um sistema complexo e organizado de relações sociais relativamente permanentes, que incorpora valores e procedimentos comuns e atende a certas necessidades básicas da sociedade. Nas instituições sociais, as atividades não são rotineiras e previsíveis e as relações entre os membros tendem a uma não padronização.

B O poder coercitivo de uma instituição está no fato de que a sua existência depende da vontade dos indivíduos: basta esquecer suas regras ou tentar mudá-las para perceber a sua força.

C A institucionalização é o processo pelo qual certas atividades adquirem padrões e rotinas, e são esperadas e aprovadas para atingir objetivos considerados importantes. Um papel é dito institucionalizado quando foi padronizado, aprovado e esperado.


D As instituições não tendem a regulamentar e a controlar o comportamento dos indivíduos. Como elas incorporam as expectativas aceitas pela sociedade, qualquer desvio dessas expectativas pode sofrer punição ou exposição a constrangimentos.

EXPLICAÇÃO:

A primeira alternativa é errada por afirmar que não há rotinas nem padronizações. Dessa forma vai contra a própria definição de instituição social.

A segunda alternativa é equivocada por negar o caráter coletivo de uma instituição. O poder de coerção institucional não é oriundo nem depende da vontade individual

A alternativa C é a que melhor apresenta as características que definem uma instituição.

A alternativa D também vai contra a idéia de padrões individuais a serem seguidos.

3 (UEMA,2010) Problemas sociais como desagregação familiar, desemprego, analfabetismo e conflitos religiosos, vividos pelos homens no atual contexto, levam À Sociologia não somente a estudá-los, mas, sobretudo, dar respostas aos mesmos. Esses problemas que levam ao estudo da família, economia, educação e religião inserem se no conceito de:

a) Papéis e status sociais
b) Instituições Sociais
c) Sociedade de massa
d) Processo de comunicação
e) Assimilação

EXPLICAÇÃO:

Além da família, Igreja, empresas e escola serem instituições relacionadas aos problemas citados na questão, A instituição também comporta papeis e Status, logo a letra B é a que mais se encaixa como resposta correta.

Fonte: http://www.malvados.com.br/ Com na charge, responda as questões 4 e 5.

4 Marque V ou F
(F) Nos referidos escândalos os papeis correspondem aos status dos envolvidos
(V) A situação evidência a existência de interdependência entre instituições.
(V) A charge demonstra a existência de papeis e contra-papeis de forma relacional
(V) é uma situação em que existem pelos menos três tipos de valores em jogo
(F) o presidente de maricá representa a coesão das idéias dos três personagens


EXPLICAÇÃO:

O escândalo religioso ocorreu justamente por conta do presidente, em Maricá não corresponder à o seu papel religioso.

Todas as ações dos personagens da tirinha são motivadas em relação à pessoas de outras instituições, o que demonstra interdependência . (família- Igreja, Estado)

A ação de varrer a sujeira, feita do padre Fernandez, ocorre em relação a sociedade ou estado. Dessa forma a posição social dele exige determinado comportamento em relação aos outros, para que ele se legitime enquanto padre.

Tomando como referência as ações dos padres, têm-se pessoas que representam instituições familiares e outras instituições vinculadas à opinião pública. Se considerarmos apenas as instituições família, Igreja e Estado, teríamos no mínimo 3 tipos de valores diferentes envolvidos na situação de escândalo.

O presidente de maricá, ao não cumprir o papel relacionado a uma posição social construída por meio de uma instituição religiosa, vai contra os valores compartilhados entre os outros membros, inclusive dos três personagens.


5 o desenho indica a inexistência de algumas características institucionais. Marque a opção que as contem.
A. Fé, traços simbólicos e privados
B. Conteúdo permanente, traços simbólicos e culturais
C. Finalidade, coesão, valores e estrutura unificada
D. Satisfação de necessidades, higiene e limpeza
E. Relações sociais, padrões e traços culturais

EXPLICAÇÃO:

A imagem da cruz indica a existência de um traço simbólico, dessa forma já é possível eliminar as alternativas A e B. Como “higiene e limpeza” não são características de definição institucional a letra D também pode ser eliminada. Tanto o símbolo da cruz quanto toda a estrutura física (biblioteca e privada) significam traços culturais simbólicos utilitários, assim eliminamos também a letra E.

A letra C pode ser justificada por uma serie de fatos seqüenciados, como o papel do padre junto aos garotos de programa não corresponder com a finalidade da instituição, a percepção negativa dessas atitudes enquanto “sujeira” sinaliza uma falta de coesão, principalmente por conta de valores que não foram respeitados. Todos esses pontos nos passam a idéia de que não há uma unidade em funcionamento.


6) Cite a diferença entre instituição e grupos sociais. ( Questão Bônus)

EXPLICAÇÃO:

A questão é que determinados grupos são constituídos de papeis definidos institucionalmente, como por exemplo, um grupo primário familiar, uma igreja, uma fabrica que seguem valores, padrões e possuem papeis definidos por instituições familiares, religiosas e econômicas. Dessa forma a diferença principal seria quanto a abrangência de cada um, já que uma instituição pode comportar vários grupos e alguns grupos podem ser representados por determinadas instituições. Por exemplo um grupo de catecismo pode ser representado por uma instituição religiosa, um grupo profissional pode ser representado por uma instituição econômica.









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Colégio Liceu Maranhense
Disciplina: Sociologia
Professor: 2010
Aluno Data / /
Avaliação 2° ano
Com base no trecho responda as questões 1, 2 e 3 (2,5 cada )
Em 1960 já morava na capital, no bairro da Liberdade onde trabalhou com carpintaria e participou do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São Luís – local onde habilidades, códigos e competências importantes, por conta dos debates, reuniões, reivindicações negociações e serviços básicos prestados pelo sindicato. No inicio da década de 1980 alfabetizou-se na União de Moradores da Liberdade, através do Mobral, e na mesma década fez o 2° grau em contabilidade no Sindicato dos Comerciários João Guilherme de Abreu em São Luís. Na política partidária, esse agente iniciou-se, modestamente, no MDB para dar apoio ao candidato local Aldenor Salgado, na década de 1980...
(Pereira et Tavares ,Porta-vozes da luta por moradia e a afirmação de uma causa legítima no Maranhão na década de 1980. Comunicação apresentada na 27° RBA)
1 utilizando o conceito de Status social é possível afirmar que o entrevistado possui:
a) Dois status
b) Sete status
c) Dez status
d) Nove status
e) Cinco status
1 Morador da Liberdade, 2 Carpinteiro Sindicalizado, 3 aluno, 4 contador e 5 político

2 Utilizando os tipos a classificação dos tipos de Status, é possível perceber na trajetória do entrevistado, a existência de status do tipo:
A. Adquirido, social, legal, atribuído, principal
B. Social, atribuído, adquirido, legal
C. Interiorano, ludovicense, adquirido, politico
D. Social, atribuído, adquirido, principal
E. Trabalhador, estudioso, politizado
EXPLICAÇÃO:
A alternativa B é a única que contêm os 4 tipos de status. O status principal não pode ser definido por conta de não termos a informação da relação que se deseja analisar. Status Trabalhador, Interiorano .... não são classificatórios.

3 Com base na classificação dos tipos de papeis, Quais os tipos de papeis predominantes na trajetória dessa pessoa, durante a década de 1980 e metade da de 1995.
a) Atribuídos
b) Adquiridos
c) Misto ( atribuído e adquirido)
d) Assumidos
e) Políticos
Existem apenas o papeis atribuídos e assumidos, nesse caso eliminaríamos as letras B , E e C. como se trata de um período em que o entrevistado teve que ir atrás dos estudos e do ingresso na carreira política, logo nos resta a alternativa D
4 (CESPE-UNB,2009 ) As sociedades diferem em relação à predominância de um ou outro tipo de status e nenhuma sociedade apresentou apenas uma forma de obter status. Tendo em vista os diferentes elementos para análise da relação entre indivíduo e sociedade, assinale a opção correta. (2,5)
A) O status, relacionado a uma posição na hierarquia social, está diretamente ligado ao prestígio. Refere-se ao lugar ou à posição que um indivíduo ocupa na estrutura social em função dos valores sociais correntes em uma sociedade.
B) O status adquirido está relacionado ao modo de vida, de consumir, de morar, de vestir-se e à educação, no sentido mais amplo da palavra.
C) A definição de grupo de status está relacionada às capacidades, qualidades e habilidades específicas de um indivíduo.
D) O status atribuído está relacionado com circunstâncias que dependem inteiramente da vontade de um indivíduo.

EXPLICAÇÃO:
Na alternativa B é oferecida uma definição errada de Status Adquirido – caracterizado principalmente pelo esforço dos agentes em buscar prestigio social.
Na alternativa C há referência ao termo “grupo de Status” que é relacionado a uma idéia de estratificação social, ou seja, é relacionado a um grupo e não às “qualidades e habilidades específicas de um indivíduo.“
Na alternativa D é descrito justamente o princípio contrário da definição de status atribuído
5 Relacionando as alternativas com o panfleto abaixo, marque V ou F . (0.05 cada)
(V) O panfleto representa oportunidade de obter status adquirido e papeis assumidos
(F) Os Status e Papeis Sociais sempre são frutos da economia industrial
(F) Só possuem status as pessoas que estudam e se preparam
(V) Os status e papeis sociais são dinâmicos e mudam de acordo com a história
(F) O panfleto representa oportunidade de obter status adquirido e papeis principal



EXPLICAÇÃO:
A primeira alternativa verdadeira pode ser justificada através da segunda alternativa verdadeira, ou seja, as mudanças contextuais pode oferecer novas possibilidades de posição social assim como eliminar outras oportunidades. Exemplo disso são as novas profissões a as que se tornaram obsoletas - ambas representam posições relacionadas a determinados contextos.
No caso da refinaria de petróleo, a inserção das pessoas nos novos empregos e ofícios, depende principalmente da possibilidade das mesmas buscarem qualificação e assumirem uma nova posição. Daí é correto dizer que dessa forma podem obter um status adquirido e desempenhar um papel assumido.
A primeira alternativa, falsa, contem o erro de resumir exclusivamente os status e papeis como produtos da economia.
A segunda alternativa falsa pode ser explicada através da definição de status atribuído
A última alternativa é falsa é justificada pelo fato do panfleto não fornecer a informação sobre a relação social que se quer analisar, daí não podemos inferir que se trate de um caso de papel principal.


Mais 16 questões no link abaixo

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A Sociologia Processual e Histórica de Norbert Elias

Indivíduo e Sociedade na Perspectiva da
Sociologia Processual e Histórica de Norbert Elias


Por: Jesus Marmanillo Pereira


O Livro do sociólogo alemão Norbert Elias, Die Gesellschaft der Individuen ou Sociedade dos indivíduos, foi publicado pela primeira vez em 1987 em Frankfurt. Contudo, até hoje o texto é surpreendente, tanto pela forma como escreve quanto pela grande contribuição epistemológica para a Sociologia.
A grande problemática do livro se desenvolve sobre a forma como os conceitos devem se trabalhados na construção de um esquema explicativo sobre o fenômeno da relação indivíduo- sociedade.
Nesse sentido o autor constitui um trabalho de reflexão sobre conceitos naturalizados numa visão binária (sociedade – indivíduo) fundamentada no principio do antagonismo. Norbert Elias problematizou o vazio conceitual localizado entre as noções de indivíduo e sociedade. Dessa forma, dialoga com vertentes sociológicas influenciadas pelas ciências naturais, cuja analises e interpretações fundamentam-se numa visão orgânica e sistemática de sociedade. Dialoga também com perspectivas que valorizam os indivíduos, enquanto condutores e elementos primordiais para a formação dessa mesma.
O autor expõe a antinomia existente entre essas duas concepções, demonstrando a esterilidade epistemológica que significa pensar a relação indivíduo- sociedade como pontos antagônicos e/ou auto-suficientes.
Para tanto, mais que pensar a sociedade como resultado de “heróis” e indivíduos que se destacam nas correntes literárias, na política e na História, ou pensar sociedade como organismo no qual os indivíduos estão inseridos para obedece uma lógica cuja finalidade é a satisfação individual, Norbert Elias analisa como se dá o processo de produção do indivíduo na sociedade, considerando assim as noções de indivíduo e sociedade como coexistentes e interdependentes.
Com uma forte utilização da História e de uma perspectiva relacional, Norbert Elias explica que os indivíduos constituem-se não apenas em relação a outros indivíduos, mas também em relação à sociedade. Em outras palavras o “eu” pressupõe a existência do “nos”, ou seja, há uma busca de distinção em relação ao grupo, o que caracteriza, entre outras coisas, uma explicação relacional – de que o “eu” adquire existência em relação ao outro.
Um exemplo da interdependência das duas noções para a compreensão da relação sociedade - indivíduo, pode ser pensada na própria liberdade de escolha individual, que não pode ter sua explicação apartada de questões relacionadas à forma como o indivíduo nasce e cresce em determinadas teias humanas, funções, educação e situação familiar. Nesse sentido, por mais que a psicologia busque explicações centradas unicamente no indivíduo, Norbert Elias demonstra que tal pensamento se apóia num princípio de auto-regulação, ou seja, do comportamento de indivíduos em relação a outras pessoas. Nas palavras do próprio autor “o indivíduo só pode ser entendido em termos de sua vida em comum com os outros. A estrutura e a configuração do controle comportamental de um indivíduo dependem da estrutura das relações entre os indivíduos (p.56)
Outra discussão interessante na obra corresponde à forma como essas noções de indivíduo e sociedade são naturalizadas e adquirem inquestionabilidade. Nesse ponto, Norbert Elias percebeu através da História, que algumas funções características do indivíduo foram passando, gradativamente, para a responsabilidade de determinadas instituições o que resultou em mudanças na forma de conceber a relação entre os indivíduos, ou seja, gerou uma espécie de especialização maior, acentuando assim o processo de individualização. Para Norbert Elias, essas mudanças contextuais contribuem para um tipo específico de percepção sobre a relação indivíduo- sociedade.
O autor expõe que à compreensão e relação entre os termos, indivíduo e sociedade, depende de condições como, os contextos nos quais se inserem e os diferentes sentidos que podem adquirir de acordo com a situação. Bem como, os mitos e ideologias que lhes que podem dar sentido e sustentação às referidas noções. A idéia de sociedade pode ser interpretada também segundo sua função junto aos indivíduos, seja no combate dos medos e/ ou como forma de auto-percepção diante da vida. Para Norbert Elias “algumas noções, por serem armas ideológicas de luta pelo poder, por vários partidos e estados, estão impregnadas de um conteúdo emotivo, difícil destrinçar seu núcleo concreto dos desejos e temores dos que estão engajados nos combates (p.74).
Uma forma de problematização dessa situação pode ser desenvolvida pela via Historiográfica, no sentido de ruptura com uma História substancializada, na qual as instituições são interpretadas, como planejadas e criadas segundo a vontade de determinados grupos, ou seja, como um resultado planejado, previsível e almejado. Norbert Elias desenvolve assim, uma Sociologia Histórica que é apartada tanto da historia dos grandes heróis e importantes ícones quanto da História tradicional dos grandes Estado nacionais. Em outras palavras, utiliza o processo de individualização como espinha dorsal de sua análise.
Para tanto enfatiza a importância um sociologia processual, que significa adotar uma analise sociológica, não fundamentada em leis universais e estáticas aos moldes das Ciências Naturais e sim, tomando a sociedade como fenômeno dinâmico característico por mudanças ao longo do tempo e espaço.
Nessa perspectiva processual e Histórica, Norbert Elias analisa o processo de individualização, pelo qual são construídas as noções e percepções do “eu” e do “nos”. Para essa construção é importante considerar a Auto-percepção dos indivíduos e também, a percepção deles em relação aos outros (p.102) o que gera, entre outras coisas, condições de observação e desenvolvimento do habitus[2]importante elemento para compreensão da formação da autoconsciência.
No decorrer da obra, percebe-se que a idéia comum, ou principal, de Norbert Elias sustentasse numa crítica contra alguns clássicos da Sociologia, como Emilie Durkheim e Max Weber, cujas compreensões de sociedade, baseavam-se numa preponderância do coletivo (fato social) ou nos indivíduos (ação social). Contudo, aproxima-se dos mesmos quando considera que a sociedade não pode ser pensada enquanto soma de elementos, ou seja, ele apreende um trabalho de legitimação sociológica dos clássicos e consegue dar um “passo” adiante, construindo assim, argumentos sólidos que possibilitaram outra via de interpretação dos fenômenos sociais.
Vale ressaltar que, a “Sociedade dos indivíduos” não apenas problematiza esse vazio conceitual, situado entre essas duas noções, como também demonstra muito da perspectiva teórico-metodológica desse autor, ou seja, fornece-nos uma idéia própria de História, Indivíduo Sociedade, habitus, processo de individualização e como essas mesmas são operacionalizadas e articuladas em um esquema interpretativo e explicativo. Nesse sentido, a obra mantêm relação forte com outras obras do autor, como por exemplo, o processo civilizador, cuja idéia principal compartilha de características existentes na noção de processo de individualização.
Enfim, o livro Sociedade dos Indivíduos, constitui como uma importante obra para a desconstrução dos essencialismos que rondam essas noções tão naturalizadas e verbalizadas em varias discussões acadêmicas. Expõe uma rica reflexão teórico-metodológica resultando na consolidação de uma perspectiva sociologia peculiar, alimentada por um forte viés processual, relacional e histórico, que lhe garante manter toda a obra “amarrada” na noção de processo de individualização - com a qual busca desvendar e romper com as dicotomias interpretativas, pautadas nos antagonismos – indivíduo e sociedade


REFERÊNCIA: ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994
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[2] Essa noção de habitus pode ser entendida, de modo geral, como um tipo de automatismo gerado por um processo de encucação que desenvolve-se no entrelaçar de fatores individuais e coletivos.É importante para a interpretação de padrões e modelos culturais desenvolvidos em grupos e instituições, que são exigidos pelos indivíduos para a constituição de um tipo de “quadro social”- passível de analises sociológicas.