quinta-feira, 17 de maio de 2012

Educação e Sociologia: interpretando a relação educação-desigualdade sociais.

Dia 27 de junho de 2012 

Resumo
O presente minicurso visa expor as principais contribuições de Karl Marx, Max Weber, Emile Durkheim e Pierre Bourdieu para a compreensão dos processos de marginalização e reprodução social, no âmbito dos processos educativos formais.  Para tanto, noções como estratificação social, reprodução social e função social da educação serão trabalhadas a luz de exemplos cotidianos da sala de aula.

Objetivo: Problematizar desigualdades no âmbito do rendimento escolar, Relacionar  estratificação social e educação, Analisar função social da educação.

Metodologia: aula expositiva e dialogada com apresentação de transparências intercalada às discussões proposta.
Carga horária: 4h

Bibliografia para consulta(Links)


quinta-feira, 3 de maio de 2012

Aprender e Ensinar História no Ensino Fundamental



Esquema de Aula

Ementa- Sociologia do Desenvolvimento

UNIVERSIDADE ESTADUL DE RORAIMA
COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM SOCIOLOGIA



DISCIPLINA:
Sociologia do Desenvolvimento

PROFESSORES:
Titular: Jesus Marmanillo Pereira

EMENTA: Conceituação de Desenvolvimento. Capitalismo e Desenvolvimento. Nacionalismo e Desenvolvimento. Dependência e Desenvolvimento. Modelos de Desenvolvimento. Desenvolvimento e Mudança Social. A Crise civilizatória ambiental e o paradigma do desenvolvimento. Movimento Ambientalista. Agenda ambiental e mundo desenvolvido. Políticas ambientais no Brasil

OBJETIVO:

   Geral: Fornecer ao aluno subsídios teóricos de modo a aprofundar  e problematizar a noção de desenvolvimento

2.2    Específicos:


                                                   Em construção .....




3.    CONTEÚDOS:

UNIDADE I: 

UNIDADE II:                          Em construção .....

UNIDADE III


4.    METODOLOGIAS:

·      Na primeira unidade serão realizadas aulas expositivas intercaladas com atividades práticas.
·      Na segunda unidade serão realizados seminários.
·      Na terceira unidade será realizado um trabalho de grupo.

5.    AVALIAÇÕES
1º Prova
2º Apresentação de seminários
3º prova

Referências


CARDOSO, Fernando Henrique & FALETTO, Enzo. Dependência e desenvolvimento na América latina: ensaio de interpretação sociológica. 8ª ed. Revisada. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

DOMINGUES, José Maurício. Desenvolvimento, Modernidade e subjetividade. Rev. Bras. Ci., São paulo, v. 14, n.40, 1999. 

DUARTE, Pedro Henrique; GRACIOLLI, Edílson.Teoria da Dependência: interpretações sobre o subdesenvolvimento na América Latina.

ESCOBAR, Arturo.  O lugar da Natureza e a natureza do lugar: Globalização e pós-esenvolvimento. ? in: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber. Eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
ESTEVAGustavoDesenvolvimento. In: Dicionário do Desenvolvimento: guia para conhecer o poder. Wolfgang Sachs (editor). Petrópolis: Vozes, 2000.
RADOMSKY, Guilherme Francisco Waterloo. Desenvolvimento, pós-estruturalismo e pós-desenvolvimentoa crítica da modernidade e a emergência de "modernidades" alternativas. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2011, vol.26, n.75, pp. 149-162. ISSN 0102-6909.

Professora aposentada da UFPB traduz obra de Georg Simmel

Ter, 01/05/2012 - 15:18
 
Professora Simone Maldonado lança, em João Pessoa, nesta sexta-feira (4), livro no qual traduz e comenta obra do sociólogo alemão Georg Simmel

 O segredo constitui um patrimônio e um valor que enaltecem a personalidade. Essa ideia  é desenvolvida pelo sociólogo alemão Georg Simmel que viveu entre a segunda metade do século XIX e início do século XX   (1858-1918) e pode ser encontrada no  ensaio “A sociologia do Segredo e das Sociedades Secretas”. O ensaio, junto com muitos outros, foi traduzido e comentado pela professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Simone Maldonado, no livro “Georg Simmel: sentidos, segredos”.
Publicado pela editora Appris (Curitiba), o livro de Simone Maldonado será lançado em João Pessoa, nesta sexta-feira  (4) no Casarão 34, a partir das 19h. Na obra, a autora retoma o valor do pensamento de Georg  Simmel, que durante muito tempo passou por uma espécie de esquecimento, mas que ganhou muita força nas últimas décadas. Simone Maldonado traduz escritos de Simmel  do francês, inglês e espanhol. São textos curtos nos quais Simmel comenta diferentes objetos de estudos sociológicos, como a porta, a ponte, o segredo, a fidelidade, a gratidão, a traição, a morte e comportamentos sociais e tipos sociais como o avarento e o esbanjador.

Estes temas desenvolvidos por Simmel aparecem às vezes como metáforas a partir das quais o autor alemão interpreta elementos fortes da modernidade europeia  e da própria modernidade brasileira, uma vez que Simmel influenciou muito o pensamento sociológico do país.  A própria Simone Maldonado deixa transparecer essa influência, já sugerida em uma outra obra sobre Simmel escrita pelo sociólogo Leopoldo Waizbort , quando lembra que sua “curiosidade” sobre o autor alemão nasceu por ocasião da realização do seu doutorado na Universidade de Brasília (UNB) e no pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP).

Multiplicidade e fragmentação

“Utilizei seus pensamentos sob um ponto de vista antropológico, ao estudar comportamentos, linguagens, estratégias náuticas e pesqueiras em comunidades do litoral nordestino”, escreve Simone relembrando sua formação acadêmica. E é aqui onde se pode observar uma das características fortes do pensamento simmeliano, que aparece nas traduções da professora Maldonado: a obra de Simmel é perpassada pelas ideias de multiplicidade, da fragmentação. Essas características permitem que o argumento sociológico de Georg Simmel possa dar suporte aos mais diversos tipos de pesquisas ora na sociologia, ora na filosofia, economia e estética.  O livro traz para o leitor textos de Simmel nunca antes traduzidos para o português e aproxima o estudante brasileiro de um dos autores que, - ao lado de Max Weber e Ferdinand Tönnies -, é considerado um dos “pais fundadores” da sociologia alemã.
Simmel fez aquilo que autores como Walter Benjamin e T.W. Adorno indicaram, anteriormente,  em diversos momentos: uma virada da filosofia para o estudo de objetos concretos. Esse argumento já demonstrado por Waizbort no livro “As aventuras de Georg Simmel (Ed. 34), parece está pontuando a lógica das traduções da professora Simone Maldonado.  O leitor vai encontrar nos ensaios traduzidos por ela recortes, revelações de objetos pouco convencionais aos estudos tradicionais da sociologia, mas que quando iluminados pela sabedoria simmeliana dizem muito sobre a sociedade.
O ensaio sobre a Sociologia do Segredo pode ser um exemplo concreto dessa perspectiva. Simone Maldonado  lembra-nos que o segredo é uma noção de grande relevância não só para a sociologia, como para a filosofia do direito e para o estudo das culturas. “O conceito de segredo vai além dos componentes de confiança, de ocultação, de revelação, inscrevendo-se também em formas sociais de distribuição e administração da informação e do conhecimento. Simmel a ele se refere como condição da existência e do funcionamento da própria sociedade, dos grupos sociais”, escreve Simone Maldonado em seu livro "Georg Simmel: sentidos, segredos”, que chega ao mercado de João Pessoa e que contribui para as pesquisas de graduação em áreas diversas como o direito, as artes, a comunicação, a antropologia e educação.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB - Marcus Alves