terça-feira, 28 de setembro de 2010

QUEM SOMOS


Histórico do Blog


      O Blog manguevirtual, conhecido como manguesociológico, surgiu no ano de 2010 como ferramenta de auxilio no trabalho com a docência no ensino médio.
 A história desse veiculo,de difusão de conhecimento em Sociologia, se confunde com  várias etapas de minha caminhada pela docência.  


No ano de 2010 iniciei meu trabalho na docência, no colégio Liceu Maranhense, quatro anos após a Resolução n.º4, de 16 de agosto de 2006 - da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CEB/CNE)- que determinava a obrigatoriedade dos ensinos de sociologia e filosofia no ensino médio.  Após verificar e analisar o material produzido pelo governo do estado do Maranhão, optei por produzir meu próprio material, disponibilizando-o no blog como uma forma de socializar minha experiência preliminar com outros professores cuja missão também era de desenvolver e alinhavar uma metodologia de ensino que fornece sentido e legitimidade para a nova disciplina oferecida ao público de jovens e adolescentes que compunham a maioria das turmas do ensino médio.


Fruto de um trabalho sério e cauteloso, o manguesociológico ganhou cada vez mais notoriedade junto a professores e pesquisadores de vários cantos do Brasil, tendo seus conteudos referenciados em um conjunto de espaços espacializados em educação e  sociologia como: o  site do professor, vinculado Ministério da Educação e Cultura(MEC), que indica o blog como fonte para a preparação de aula sobre instituições sociais. Pode-se citar também o livros “Sociologia para Jovens do Século XXI” de  de Luís Fernandes de Oliveira e Ricardo Cesar Rocha da Costa, e  “Sociologia para o Ensino Médio” de Nelson Dalcio Tomazi.  


            No trecho (acima) do livro de Nelson Dalcio Tomazi, o mangue Sociológico aparece como um espaço de debate que tem garantido visibilidade a Sociologia. Já no trecho (ao lado) extraído do livro " Sociologia para Jovens do Século XXI" o destaque é dado  aos temas: estratificação e mobilidade social, explicados no mangue sociológico.

            Enfim, compreendendo a importância da Sociologia, tanto no processo de formação escolar do ensino médio, quanto como forma sistematizada de interpretar diversos fenômenos  da Sociedade contemporânea, o mangue sociológico segue ao longo desses oito anos, trazendo conteúdos críticos, divulgando eventos e importantes produções que tendem a somar com a difusão e consolidação dessa área de conhecimento, nos mais diversos estratos.  Sem nenhum fim lucrativo e inspirado na importância do mangue para a difusão da vida, busca-se aqui,  espalhar e expandir informações vitais para a compreensão de fenômenos sociais cotidianos.

Blogueiro 


 Jesus Marmanillo é professor de Sociologia no curso de Ciências Humanas/ habilitação em Sociologia no Campus de UFMA da cidade de Imperatriz-MA. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Investigar temas relacionados a movimentos sociais, questões urbanas, direitos humanos e trabalho. Além da pesquisa cientifica e docência no ensino superior, tem-se dedicado ao trabalho de popularização e difusão da Sociologia para o conjunto da Sociedade Imperatrizense e Maranhense, Mais informações podem ser conferidas nos links e imagens abaixo:

Jesus Marmanillo












Nenhum comentário: